quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Viver para que ?

Suicídio é o ato intencional de se matar, também conhecido como: Autofonia, Autoquíria, Propicídio e Autocídio.
O que leva um individuo a cometer suicídio é quase sempre um transtorno mental, como depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia e dependência de drogas.
Basicamente o ato de suicídio é gesto de comunicação. A pessoa que que toma essa medida quase sempre quer ser ouvida de alguma maneira, afinal esse é um ato que representa diferentes significados, dependendo da religião familia ou etnia, no Japão, por exemplo, é uma maneira de preservar ou reconstituir a honra depois de uma acontecimento vergonhoso ou um fracasso. Porem no ocidente o ato de se Suicidar esta mais ligado com a ideia acabar com um "dor" pessoal; enxergando na morte a passagem para um plano onde terá apoio; um descanso; sono eterno; e pode ser até mesmo um ato de protesto ou vingança a fim de provocar culpa ou remorso a alguém, responsabilisando por sua atitude.
Há o que podemos chamar de "modalidades de suicídio", uma classificação que distingue motivações e peculiaridades dessa pratica.

Eutanásia ou Suicídio Assistido
Essa é a prática pela qual se abrevia a vida de um enfermo incurável de maneira controlada e com o auxilio de um medico ou alguém próximo. Muitos defendem essa medida por acreditarem por ser um caminho de se evitar um sofrimento desnecessário quando um paciente não tem qualquer perspectiva de melhora.

Ortotanásia
Diferentemente da Eutanásia, a Ortotanásia não toma medida alguma para abreviar a vida de um enfermo, mas tão pouco se faz algo para prolonga-lá, restringindo um paciente letal á tratamentos que adiariam o falecimento mas não levariam a cura. No Brasil essa pratica é legalizada desde 2010.

Suicidio Assasinato.
Aconte-se quando um individuo mata uma ou mais pessoas e depois a si mesmo.

Ataque Suicida
Um ataque suicida é quando um atacante comete um ato de violência á outros, normalmente para atingir um objectivo militar ou político, que resulta em sua própria morte. É normalmente considerado como Ato Terrorista.

Suicídio em Massa ou Pacto Suicida.
Acontecem geralmente por pressão social ou religiosa. Podem ocorrer apenas entre 2 pessoas em grupos maiores.Um exemplo é o suicídio em massa que ocorreu por membros do Peoples Temple, uma seita estado-unidense e liderada por Jim Jones em 1978 na Guiana que levou a morte de 918 pessoas incluindo 270 menores de idade. 

Li uma imensidão de cartas de suicídio e fiquei decepcionada a constatar que a maioria das pessoas se mata por desilusão amorosa. Já passei por isso e sei que doí muito, mas penso que só a extrema solidão concederia a um pessoa o direito de atentar contra a sua própria vida. 
Fique extremamente tocada por essa carta:

Sexo, Idade : F, 27
Cor : (descendente de orientais)
Meio : projéctil de arma de fogo
Forma de mensagem : carta manuscrita a tinta azul
 
"A quem possa interessar:
Grande parte do que possuía foi vendida ou doada. O que resta, é minha vontade que seja entregue ao meu amigo João; o qual poderá dar a meus pertences o destino que lhe aprouver.
 Nada deverá ser entregue a qualquer parente meu.
Quanto aos meus restos mortais, suplico encarecidamente; não o torturem com choros, rezas ou velas. É apenas a minha matéria e imploro que a deixem degradando-se em paz. A putrefação não é degradante. Se a humanidade permitisse que a natureza tomasse o seu curso, seria o renascimento da matéria.
Eu renasceria no vento que passa a murmurar, nas folhas que farfalham, no solo que abriga e alimenta milhares de seres vivos, na água que corre para o mar nas chuvas que regam os campos, no orvalho que cintila ao luar, nas grandes árvores que abrigam ninhos de passarinhos e que vergam a passagem dos ventos fortes, nos pequenos arbustos que escondem a caça do caçador...
Céus! Eu me vingaria se apenas uma de minhas partículas participasse do desabrochar de uma flor ou do canto de um pássaro. Romântico? Não! Foi o mundo, minha família, meu educador mas principalmente... foi o seio que aconchegou a criança que vinha lhe contar as suas tristezas, máguas, alegrias, pensamentos, e seus desejos íntimos... suas esperanças. A criança crescida quer voltar para lhe contar seus sofrimentos, desilusões, a morte de suas esperanças... para encontrar novamente o aconchego onde poderá descansar sua cabeça cansada e abatida e onde poderá, enfim, chorar as suas lágrimas que não encontram onde chorar.
Volto derrotada porque não fui capaz de viver, trabalhar e estudar não foram suficientes para mim. E foi tudo o que me restou. Prefiro morrer do que viver com a morte dentro de mim.
Perdoem-me ..., ..., ..., " 

Peculiaridades:
Suicídios no mundo:
  • No mundo suicidam-se diariamente 2000 pessoas.*
  • Nos Estados Unidos são 30.000 suicídios por ano (quase 100 por dia).
  • No geral, 7% dos suicidas sofrem de dependência alcoólica.
  • Aproximadamente 90% de quem tenta, avisa antes.
  • Em torno de 70% dos suicídios ocorrem em decorrência de uma fase depressiva.
  • Quem já fez uma tentativa, tem 30% mais chances de repetir do que quem nunca tentou.
  • A maior parte das tentativas de suicídio são feitos por mulheres mais os homens obtém mais sucesso.
  • Mulheres recorrem a métodos mais incolores, homens nos mais eficazes.
  • A Russia é o pais onde mais ocorrem suicidios, seguidos pelo Japão.
Essa musica do Evanescence Tourniquet fala de suicidio e levanta a questão: Se Deus perdoa a tudo por que não perdoar também o suicidio.

 


Torniquete

Eu tentei matar a dor
Mas isso só me trouxe mais
Eu deito morrendo e estou derramando
Remorso sanguinário e traição
 
Eu estou morrendo, orando, sangrando e gritando
Estou perdida demais para ser salva?
Estou perdida demais?

 
Meu Deus, meu torniquete
Retorne para mim, salvação
Meu Deus, meu torniquete
Retorne para mim, salvação

 
Você se lembra de mim?
Perdida há tanto tempo
Você estará do outro lado
Ou você me esquecerá?

 
Eu estou morrendo, orando, sangrando e gritando
Estou perdida demais para ser salva?
Estou perdida demais?

 
Meu Deus, meu torniquete
Retorne para mim, salvação
Meu Deus, meu torniquete
Retorne para mim, salvação

 
(Eu quero morrer)

 
Meu Deus, meu torniquete
Retorne para mim, salvação
Meu Deus, meu torniquete
Retorne para mim, salvação

 
Minhas feridas choram pelo túmulo
Minha alma chora por libertação
Eu serei negada?
Cristo, torniquete
Meu suicídio

Nenhum comentário:

Postar um comentário